Que pele!

Tava sentadinha no sofá no domingo, sentindo a ressaquinha e a preguiça pós sábado e comecei a pensar em PELE!

Maquiagem, poluição, estresse, excesso (ou a falta de) umidade do ar, sol… É muita coisa ‘trabalhando’ contra a nossa pele. E a gente não ajuda, né? Dormimos de maquiagem, não hidratamos, não descansamos, não usamos filtro solar… ALERTA AUTO-SABOTAGEM!!!

Vou fazer o papel da tia chata e perguntar bem na carinha (linda) de vocês:

Quem aí tem uma DERMATOLOGISTA? DERMATOLOGISTA, GENTE! MÉDICO! Tem? Ótimo! Não tem??? Que tal procurar um? E quem tem, quando foi a última visita?

Só um dermatologista vai poder indicar produtos específicos para sua pele. Claro que existem produtos que não precisam ser receitados, mas eu continuo achando que a ajuda de uma pessoa especializada no assunto vai evitar danos ou gastos desnecessários de grana com produtos que, mesmo que não prejudiquem, não vão ajudar.

O conselho mais precioso que se pode dar sobre pele não é novidade. É, por sinal, um super clichê: use FILTRO SOLAR! Minha mãe sempre me falou que o sol (a radiação emitida por ele, claro…) envelhece muito! Sábia, mamis… Esse ano, saiu uma matéria sobre um caminhoneiro que nos 28 anos de profissão, levou sol somente no lado da janela do motorista e o resultado “impresso” no rosto dele é a prova de que minha mãe estava certa. Olha o link da matéria aqui: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/caminhoneiro-se-expoe-ao-sol-por-28-anos-fica-com-uma-metade-do-rosto-muito-mais-envelhecida-que-outra-5103862.html , e a imagem do rosto dele para quem não entrar na reportagem:

Efeito do sol apenas em um dos lados do rosto do caminhoneiro!
Foto: Reprodução

Usar o filtro solar já é uma boa! O problema é que o cheiro não é legal, deixa o rosto oleoso, eu sei… Eu sei… Sempre tive esses problemas e testava um produto atrás do outro. Eu estava relativamente satisfeita com o Minesol oil control da Roc, até a própria Roc lançar um protetor solar Minesol SERUM. Serum é uma textura de aparência viscosa e que “some” na pele depois de aplicada. Sério, gente, “SOME” mesmo, fica sequinho. O preço dele é meio salgado, mas dura bastante e vale muito a pena (não, isso não é um post publicitário. Não estou ganhando grana pra indicar! Quando for publicitário, eu aviso como é correto!). O danado é esse aqui, ó:

Protetor solar Roc Minesol Serum FPS30
Foto: Reprodução

O outro conselho de mãe pra dar é : HIDRATE a pele! É a falta de hidratação que vai trazer as rugas (que são inevitáveis, viu? Ninguém pode ficar achando que nunca vai ter! Elas vão chegar junto com sua história!). Então, vamos hidratar a pele com produtos adequados para nosso tipo de pele, porque não importa se sua pele é oleosa, mesmo assim, você tem de hidratar. Os momentos:

  1. De manhã, depois de lavar o rosto.
  2. Sempre que lavar o rosto durante o dia.
  3. À noite, antes de deitar.
  4. Sempre que achar que a pele está ressecada.

Obs.: o filtro solar vem depois da hidratação e antes da maquiagem, certo?
Obs2.: pra quem quer saber mais sobre o assunto, recomendo dar uma olhadinha aqui, no INMETRO, ó: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/protetorSolar.asp

Para vocês saberem, vou contar minha rotina de cuidados com a pele. Eu tenho 32 anos, sou branquela, minha pele é mista, tenho tendência ao aparecimento de sardas e tenho marcas de expressão leves. Depois de achar uma dermatologista que gostasse, passamos por um processo de testar produtos até achar os que mais gostei e depois, elaboramos uma rotina que eu conseguisse realizar. De novo, por passos (M de Mel, tá? ^^):

M1.  Ao acordar, lavo o rosto.
M2.  Passo um antirrugas para área dos olhos e outro para o rosto.
M3.  Espero a pele absorver o hidratante anti sinais e passo o filtro solar.
M4.  Faço minha maquiagem se for sair.
M5.  Se lavo o rosto durante o dia, repito os passos anteriores. (É raro)
M6.  À noite, tiro a maquiagem com um demaquilante para pele sensível.
M7.  Tiro a maquiagem do olho com demaquilante bifásico.
M8.  Lavo o rosto.
M9.  Eu intercalo essa etapa dia sim, dia não. Então vou subdividir:
M9.1.  Passo no rosto um ácido manipulado, receitado pela dermatologista. Ou:
M9.2.  Passo um hidratante bem potente (O ácido deixa a pele muito seca e            descamada, por isso, não o uso todos os dias e por isso, preciso recuperar a pele no dia seguinte.)

Eu não uso adstringente porque o ácido deixa a pele muito fininha e arde muito. Não uso esfoliantes também por causa do ácido, que realiza uma esfoliação química e não quero correr o risco de ferir a pele e acabar com cicatrizes.

Os antirrugas que uso são os da linha Redermic da La Roche Posay e o sabonete é o Normaderm da Vichy.

Sabonete em gel Normaderm da Vichy
Foto: Reprodução

Antirrugas Redermic + olhos La Roche-Posay
Foto: Reprodução

Antirrugas para o rosto Redermic + UV La Roche-Posay
Foto: Reprodução

Cuidem bem da pele! Não tem como desistir da que temos e encomendar outra pela internet. E nunca é tarde para começar!

Beijos! 😉

Anúncios

4 comentários em “Que pele!

  1. Gabi disse:

    Oi Mel! Adorei seu post! Realmente, esquecemos de hidratar nossa pele.
    Mas o que realmente queria saber, quais os demaquilante que vc usa?
    Por que estou usando um L’oreal e acho que ela deixa minha pele oleosa, sabe?

    Beijos

    • Mel Moura disse:

      Gabi, como falei no post, minha pele é mista e a oleosidade é intensa e concentrada nesses lugares. Então, o que faço é o seguinte: uso o demaquilante Toleriane da Lá Roche-Posay no rosto e um bifásico (desses que tem um liquido e um óleo que você mistura antes de aplicar (tô usando agora o da Sephora para área dos olhos e maquiagem à prova d’água), mas o importante é lavar logo depois! Eu não deixo nenhum resíduo do demaquilante, entende? Porque quando são fraquinhos ou pouco oleosos, eles não removem a maquiagem toda, o que é péssimo! Tenta isso e me diz o que achou, certo? :*

  2. Patrícia disse:

    Mel, eu também tenho uma dúvida. tambem uso antirrugas e filtro solar. So que na hora da maquiagem, vira um nojinho. Fica bem oleoso e a base se confunde com o FS. Será por causa da marca que uso, será por causa da base, ou isso acontece com todo mundo…? Ah, estou adorando tudo aqui. Beijo!

    • Mel Moura disse:

      Flor, pode ser que o filtro seja um pouco mais oleoso do que deveria OU (isso é bem importante!) você tá aplicando muito e até mesmo não tá deixando o produto ser absorvido! Tenta passar um pouco menos, massagear bem e dar um tempo para ele “acomodar” na pele! Eu faço sempre assim: lavo o rosto, passo o anti rugas, seco o cabelo, passo o filtro e vou fazer o café da manhã. Só depois, faço a maquiagem. Um produto bem legal de resolver isso são os filtros com cor. Várias marcas lançaram suas versões, dá uma olhada nessas: Dermage, Spectraban, La Roche-Posay, Avene, O Boticário e Heliocare. É uma excelente solução! 😉
      Depois, diz o que achou, tá? :*

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s