Pincelada – parte 4

Le Grand Finale! ahahahaahhaahahahahah

Foi um longo assunto, né galera? Falei sobre os principais pincéis que uso e os relacionei aos produtos. Agora, que tal montar um kit básico e falar um pouco sobre limpeza e manutenção? Não adianta ter um kit bem bacana que não vai durar nadica de nada!

Vamos deixar de “lenga-lenga” e começar logo esse babado!

4.1 – Pretinho básico! Pretinho não, KIT!

Não adianta nada você comprar todos os tipos de pincéis para sombra que você tem vontade e ter aquele pincel “xupinsca” (isso significa ruim na Mel-lândia) de base? Vai sair com o olho esfumado mais lindo do mundo e com a pele manchada e marcada da base, mulher? Não, né? Eu defendo a montagem de um kit básico pra tudo e, a partir dele, pode-se ir incrementando até chegar num kit bem profissional!

Bora lá… Lembrem-se que isso é apenas uma sugestão e vocês tem todo o poder e o direito de interferir na montagem do próprio conjunto! E agora, 1,2,3… Do jeitinho que eu gosto:

1. Um bom pincel para base. Macio, de cerdas sintéticas ou de cerdas mistas (duo-fiber) e de base redonda e bem gordinho.
2. Um pincel grande, gordo e fofo para pó. Dê preferencia aos de pelo longo e cerdas naturais para que o pó não pese no rosto.
3. Um pincel fofinho, de base redonda como o de pó, mas de cerdas mais curtas, naturais e corte chanfrado para uma aplicação controlada do blush.
4. Dois pincéis para aplicar sombra, sendo um menor e sintético e um maior e de cerdas naturais (eles iram servir para sombras mais cremosas, em pó compacto ou solto)
5. Um bom pincel para esfumar sombra, de cerdas naturais, de base e corte redondinhos para fazer aquele olhão que a gente tanto ama!

Da esquerda para direita: base, pó, blush, ‘aplicadores’ de sombra e ‘esfumador’!
Foto: Amélia Moura

Com isso aí, já rola uma maquiagem bem elaborada! Para um básico ligeiramente mais elaborado, eu acrescentaria:

6. Um pincel para delineador chanfrado de cerdas sintéticas bem firmes (serve tanto para o delineador quanto para uma sombra mais marcada ou até para aplicar a sombra na pálpebra inferior).
7. Pincel pequeno e achatado de base para aplicar o corretivo (na maioria das vezes, aplico com os dedos mesmo, mas rola usar o pincel para uma aplicação mais caprichada).

Bônus! Pincel para delineador e corretivo!
Foto: Amélia Moura

E é isso… Não adianta exagerar! O negócio é investir em bons pincéis e ir incrementando a coleção aos poucos. Os locais e sites onde compro os meus estão lá no post 1, dá uma olhada lá! 😉

Agora o assunto é limpeza e cuidados!

Acho legal manter os pincéis em local fresco e seco. Não os exponha à luz e ao calor do sol. Se não faz bem à pele e aos produtos de maquiagem, também não vão fazer bem aos queridinhos! Algumas pessoas recomendam guardá-los deitados, mas sempre me dá uma impressão que eles ficam meio achatados de um lado e que não ficam bem arejados, sabe? Então, recomendo um copinho ou caneca para deixá-los “em pé” e acessíveis.

Pincel é “cabelo”! Precisa ser lavado e bem tratado. Se você só usa em você, o intervalo entre uma lavada e outra pode ser mais longo. Esse é o meu caso e eu procedo da seguinte forma (ai, que formal!):

– Lavo os pincéis 1 vez por mês com shampoo de bebê (uso aquele famosão do ‘chega de lágrimas’). Coloco uma gotinha na mão e passo o pincel molhado num movimento de vai-e-vem, sem ‘descabelar’ o pobre!

– Para secar, deixo eles deitadinhos numa toalha em lugar ventilado!

– Depois de cada ‘usada’ eu uso um líquido higienizador de pincéis (da Contém 1g, mas a M.A.C tem um também, só acho meio caro…) para que, numa próxima maquiagem, eu não misture a cor usada anteriormente com a atual. Funciona da seguinte forma: você borrifa o líquido numa toalhinha ou papel toalha e passa o pincel (no vai-e-vem) de novo até ele ficar limpo e seco. Não precisa borrifar o líquido no pincel, senão ele não seca imediatamente.

Higienizador de pincéis (Contém 1g)
Foto: Amélia Moura

Pronto! Cuidando, o investimento vai valer e as maquiagens vão ficar ‘muy’ lindas!
Ainda rola alguma dúvida sobre pincéis aí? 😉

Beijos, beijos…

Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s