Pincelada – parte 3

Já fez a pele, já pintou os olhos… Tá gata? Tá capa da Vogue?

Não??? Já sei, tá faltando um quê, um babado, um borogodó…
Pois é! E o “tempero” que está faltando vai ser o motivo ideal para o terceiro post da nossa saga sobre pincéis! Chegou a hora da parte 3!

3.1 – Que tal uma cor?

Blush! Adoro! Tenho de me controlar muito para não pesar a mão, confesso. As várias opções de textura me conquistam, mas também guiam a escolha dos pincéis. Isso acontece pelos mesmos motivos que já falamos nas partes 1 e 2. Produtos líquidos e cremosos vão super bem com cerdas sintéticas, já cerdas naturais esfumam lindamente os produtos em pó.  Que acontece então com os blushes?
Seguinte: tenho produtos cremosos, cremosos para pó (aqueles que quando aplicados ganham uma aparência de pó, perdem o brilho ‘molhado’), em mousse e em pó compacto (mineral ou não). Para os cremosos e cremosos para pó, uso os dedos ou o tal “duo fiber” gordinho ou fininho dependendo do efeito desejado, que me ajuda a espalhar melhor e não exagerar. Quando uso os dedos, aplico com leves batidinhas (às vezes, faço isso até com batons rosadinhos.)

Com os produtos em pó, gosto de usar pincéis para pó redondinhos que não sejam muito grandes para uma cor mais leve e esfumada, a velha “cara de saúde”; ou pincéis fofinhos, gordinhos e com corte chanfrado porque eles parecem “encaixar” melhor nas maçãs do rosto e permitem vários tipos de aplicação.

De baixo para cima: M.A.C, Klass Vough, Macrilan (<3) e O Boticário.

3.2 – Conversa profunda!

Gente, o que dita a beleza do rosto são as reentrâncias e saliências. Sabe aquela ondinha de fazer bico e puxar a bochecha pra dentro, imitando modelo? É isso! Como não dá pra sair por aí fazendo bico, a gente simula a profundidade no rosto passando um bronzer nessa área! Se tem o queixo mais avantajado, ou a testa, você também pode usar o bronzer ou um pó um pouco mais escuro que a pele e passar na ponta do queijo ou na testa, rente à raiz do cabelo. Para isso, um pincel de blush pequeno ou achatadinho vai ser ótimo para aplicar com precisão e ainda assim, esfumar bem, já que a linha marcada não vai nada bem!

pincéis para bronzer

De baixo para cima: O Boticário e Klass Vough.
Foto: Amélia Moura

3.3 – Que luz!

“Iluminador também tem pincel, Mel?” Menina… Aí é coisa minha! Nunca vi nenhum ‘pincel para iluminador’ na embalagem, mas quando o produto é em pó, não gosto de usar o de blush ou o de pó por serem muito grandes! Gosto de uma aplicação mais controlada e depois de muito procurar, passei a usar um pincel grande para esfumar sombra. Foi um dos meus melhores achados. Quando o produto é cremoso ou líquido, prefiro usar os dedos ou uma esponjinha consistente (aquelas bem densas branquinha), que dá um efeito bem suave.

pincel para iluminador

Pincel para esfumar sombra PER-FEI-TO para iluminador da Coastal Scents.
Foto: Amélia Moura

3.4 – Pra que danado é isso?

Pincel ‘vassourinha’! Sabe aquele olhão pretão que a gente ama? Sabe, né? Então sabe então a bagunça que o pozinho da sombra escura faz na pálpebra inferior, bochechas etc. A vassourinha é ótima pra limpar tudo antes de continuar com a produção! Também adoro pra tirar o excesso de pó, principalmente aquele branquinho finalizador, que falamos aqui.

Varre, varre, varre, vassourinha… Da Prada! 😉
Foto: Amélia Moura

Bem… Eu acho que falei de todos os pincéis que uso. Ainda temos alguma dúvida? Se tiver, falem por aqui, no facebook ou por nosso e-mail, que ainda vem o post 4 que vai tratar dos cuidados com os pincéis-filhotes, um kit básico pra iniciar e links interessantes! 😉

Beijos, beijos!

Ai, Dolce&Gabbana!

Tava muito tranquila, vendo o twitter, deitadinha na cama, curtindo a preguicinha do domingo…

PÁ!!! No twitter da top maquiadora Pat McGrath (sigam que a danada ARRASA: @patmcgrathreal) dou de cara com a maquiagem criada por ela para o desfile da Dolce&Gabbana… Desmaiei e agora, que me recuperei, vim dividir essa lindeza com vocês! ❤

Ainda no ‘backstage’ com cara de sexy, a modelo já tá com o olho delineado e a bochecha começa a ser marcada com blush/bronzer!

.

ILUMINADOOOORRRR!!!! WAAAAAHHHHH!!!!!!! Lindas! A parte funda da bochecha marcada dá profundidade, deixa o rostinho magro. E o que dizer dessas sombras cobre e bronze? Podem apostar nessas cores pro verão!

.

E o resultado “Diva Italiana”? Sou muito fã! Sempre vou atrás das capas da Vogue Itália <3!

.

E a boca rosinha? A cara de Ju Mendonça, hein? E eu tô muito hipnotizada por esses olhos…

.

Tensãao pré passarela! Deve dar um super frio na barriga! Amei o resultado e vou DJÁ atrás de ver o desfile todo! 😉

E agora, um bônus porque vocês são boas meninas! O bocããããão da Prada! ❤ ❤ ❤

Bônus!!! Aproveitando que tava lá no twitter da deusa da maquiagem, catei essa imagem dos lábios vermelhos da Prada, feito por ela também! ❤ ❤ ❤

Beijos e boa preguicinha! :*

Dica rápida!

Vai pra balada hoje, né? Vai sim, que eu tô ligada!
Eu vou pro show de Nouvelle Vague aqui em Sampa. Ó como é legal:

Para ficar com os lábios mais cheinhos e bem sexy, passe um pinguinho de iluminador (ou gloss, ou até mesmo uma sombra iluminadora) na parte interna do biquinho, sabe? É só colocar no dedo, fazer bico e encostar o dedinho! Isso faz um jogo de luz, deixando o lábio mais volumoso.

Os gatinhos não vão parar de olhar pra sua boca! 😉

Beijos e boa balada!

Emma Watson e Nina Dobrev

Oi gente! Não nego que fico sempre de olho no JustJared pra ver por onde andam as celebs e pra ficar de olho nas makes, né? E sempre que eu achar uma legal, vou postar aqui pra vocês!!

Nina e Emma. Fonte: JustJared

Pois ontem, na minha checada diária às novidades das celebs, vi 2 atrizes que adoro, no lançamento do filme “The Perks of Being a Wallflower”, ou como foi traduzido, “As Vantagens de Ser Invisível”. O lançamento ocorreu dia 08 de setembro no TIFF, ou Festival de Filmes Internacionais de Toronto. Emma Watson será sempre nossa Hermione Granger, mas não é mistério algum que do trio de Harry Potter, foi quem mais se destacou!! Já Nina Dobrev é Elena, em Vampire Diaries, que quem me conhece sabe que eu amooo!! E sem contar que morro de inveja dela, que ela não só contracena com Ian Somerhalder (o Damon  de VD), mas namora de verdade verdadeiraaaa com ele!!

Bem, mas vamos ao que interessa, né??? Maquiagem!! Genteee o que é esse batom da Emma?? Ela usou o batom vinho e ao mesmo tempo deixou o look super leve!

Duas makes super simples, mas que ficaram lindas! Nina caprichou na pele! Blush lindo nas maçãs do rosto e iluminador bem utilizado! Nos olhos, delineador, lápis marrom rente aos cílios e muito rímel! Pra finalizar, Nina optou por um gloss rosinha. O que eu adoro nas makes de Emma Watson é o fato de ela assumir suas sardas! Sempre com base leve, mantendo o brilho natural da pele e blush saúde! Nos olhos, foco nos cílios, bem separados e com volume! Dá pra notar que ela colocou lápis preto na linha d’água superior, e tem uma linha bem fina rente aos cílios inferiores. O foco da make dela é o batom! Algo me diz que é o Rebel, da MAC. Se não for, é bastante parecido! Lindo de morrer!! E observem que lindo o brinco da Emma!! Amei a estrelinha!! Fonte: JustJared

* Clique * AAAAAHHHHHHH NÃO!!!!

Domingo à tarde, você consegue começar a pensar depois da festa do sábado e aí, corre pro facebook! A amiga tá online:

“- Menina… Que festa foi aquela?
– Nem fala… Tô morta.
– Já baixou as fotos da câmera? Manda pra mim! Quero colocar no facebook!
– Pega aí…

Downloading…

– Puuuuuuutz!!!!! Saí com a cara branca em TODAS as fotos! Que câmera uó…”

Que câmera uó que nada!!!! O problema foi a maquiagem.

Uma amiga me pediu esse post sem saber que ele já estava sendo escrito! Já que adoro maquiagem (ok… sou obcecada por maquiagem, admito!) e sou fotógrafa, sempre pesquisei sobre esse relacionamento entre a maquiagem e a fotografia. Por que esse assunto surgiu agora?

O que mais chama atenção nesse momento é como as pessoas, principalmente as estrelas da TV e do cinema, aparecem brancas, estranhas ou manchadas nas fotos. Acho que a foto mais comentada foi uma de Nicole Kidman em um evento de um filme em que ela parecia que tinha acabado de participar daquela brincadeira de achar o anel num prato de farinha com a boca… Credo!

Que é isso, Nicole?

Quem também caiu com a cara na farinha foi Uma Thurman e Ashley Judd:

Uma, ficou legal não! Cadê o pincel?

Pare de rir, Ashley! Isso tá errado!

E aí a gente se pergunta: elas não se olharam antes de sair da limusine??? Olharam sim, galera! E não viram nada! E não é feitiçaria, é tecnologia (essa só vai entender quem for mais velhinha: http://www.youtube.com/watch?v=d2e_c6QkHXU). A gente tem de tomar muito cuidado com essa geração revolucionária de maquiagem. Vou explicar:

Nesse caso das estrelas, o vilão é um pó finalizador e fixador de maquiagem que várias marcas têm. Se não me engano, a primeira a lançar foi a M.A.C. Ele serve para matificar a pele e assim, fazer tudo durar mais tempo, já que a oleosidade é um dos grandes inimigos da fixação. Reparem onde está aparecendo: nas zonas mais oleosas e na “olheira” (passar pó pós corretivo tira o brilho do produto e faz o acabamento para não marcar as linhas de expressão e “pés-de-galinha”).

“Então esse pó é ruim, Mel? Nunca vou comprar!”

Não, menina… Oxe! Esse pó é incrí! Ele realmente faz durar a maquiagem e tira a cara de oleosa. O perigo é não espalhar muuuuuito bem ou aplicar demais. Você precisa de um pincel grande e fofo, mesmo para a versão compacta desse pó (conheço duas: da M.A.C e da Urban Decay). Outro bom conselho é só aplicar em casa e tirar uma foto com flash antes de sair. Aí é certeza de sucesso!

“Eu nem tenho esse pó e continuo saindo branca nas fotos. Quero ver você explicar agora…”

Ué… Vou tentar!
Gata, lembra do post sobre o kit básico de maquiagem? Clica AQUI!
Pois é, provavelmente, sua base ficou legal na luz suave da loja ou do salão se você fez a maquiagem com um profissional, mas com a luz dura, direta e fria do flash deu tudo errado! Vale repetir o conselho: prove a base e saia da loja/salão, bata uma foto, mude a luz para ver se aquela é mesmo sua cor.
Muita gente fala que é porque você não passou base no pescoço, mas não precisa fazer isso. O que você deve fazer é esfumar o produto direito para não ficar uma linha separando a área com produto e a sem produto.

BUUUUUUUU!!!!!!!

ALERTA! Vocês já viram como existem produtos ‘minerais’ atualmente? Cuidado! Produto mineral tem muitas partículas reflexivas (é por isso que as sombras brilham tanto!) e é o reflexo da luz que faz essa palhaçada de deixar a gente com a cara branca.

Outro problema de cor é com o corretivo. Vocês bem sabem o que é o efeito do ‘panda invertido’, né? Quando a gente passa corretivo demais e/ou mais claro que a pele e pá… Rodelas brancas ao redor dos olhos!
Quando eu falo em comprar o corretivo um pouco (muito pouco) mais claro que a pele porque ajuda a iluminar, não é para exagerar!

Panda Eva Longoria

“Mel,minha pele fica muito pesada nas fotos! E eu nem uso nada mineral, nem esse pó aí…”

Hummm… Tá ficando difícil!
Será que você não tá aplicando uma base muito pesada (dê preferência às bases HD)? Já sei? Aplica pó no rosto todo, né? E com a esponja!!!!!
Galerinha, pó (comum) é para tirar o aspecto de oleosidade que a pele apresenta com o tempo ou quando a base é muito hidratante! Muito pó envelhece, pesa.

Kim Kadarshian cheia de pó!

E o conselho mais precioso para viciadas usuárias de base e corretivo (Oi, meu nome é Mel e eu sou viciada em corretivo desde os 17 anos!) é hidratar a pele! Se a pele estiver seca, tudo vai craquelar, tudo vai dar um aspecto de “ruguinhas”. Então não achem que se vocês têm a pele oleosa, não precisam de hidratante. Precisam SIM! Um hidratante para pele oleosa! É difícil lidar com a oleosidade, mas eu garanto que vai ser mais difícil lidar com as rugas no futuro.

Do mesmo jeito que as partículas de brilho e as brancas refletem a luz, o óleo também reflete com seu brilho. Taí outro perigo! Os iluminadores! Ou têm brilho, ou são oleosos… Pá! E você passar demais ou em lugares errados, o efeito não vai ser nada bom. Rosto iluminado não é cara ensebada! Aproveitem e revejam o post sobre ILUMINADORES, é só clicar!

“Hero” nenhum pode sair assim, Hayden!

Rosie, você é diva, mas tá parecendo que você suou a tarde inteira e foi direto pra festinha.

E se é pra lascar tudo de uma vez, vamos falar sobre os famigerados “bronzers”. “Bronzer” não é bronzeador, ele só vai ajudar você a fazer o jogo de luz e sombra (vou fazer um post especial para eles, ensinando como e onde usar). Não é pra escurecer sua fucinha linda! Vou deixar pra explicar isso melhor no post dedicado!

Todas essas atrizes que ilustram o post são lindas e sou fã de todas. Não as coloquei por implicância, mas sim para mostrar como a maquiagem pode derrubar a gente se não usamos corretamente. Prometo que os próximos posts terão gente bem maquiada com muita inspiração! 😉

Beijos e tô aqui pra qualquer dúvida, viu? :*

Novidades Nars!!

A Nars tá aprontando uma pesada com a gente!! Além de lançar uma paleta especial (e em edição limitada) com suas sombras mais famosas (já tá na listinha de compras!), a marca fez uma coleção toda inspirada nas obras de Andy Warhol!! A pessoa aqui vai a falência só de pensar!!

Paletas com as sombras mais “queridinhas” da Nars! Quero pra ontem essa primeira com a Outremer (azul) e a Daphne (roxa)!!!

Coleção Andy Warhol! As embalagens estão lindas! E esse conjunto de sombra, blush e iluminador?

Essas sombras vão dar pena de usar!! Lindas demais!!

E aí? O que acharam??

Beijos e até o próximo post ;).

Iluminar!

Oi, gente!

Mais uma dica sobre minha pessoa: amo ❤ todo tipo de brilho! AMO! Mas tenho amor igual ao bom uso dos produtos, à elegância e ao estilo!

Ihhhhhhh, Mel… Como assim? Começou a viajar de novo?

É não galera… Calma! Tô falando sobre ILUMINADORES! É brilho e luz. Se você errar na mão ou no momento = desastre! Se acertar é receita de sucesso e cara de rycah! Mas peraí, bora organizar tudo para não acontecer nenhum acidente:

O que é o iluminador? – É um produtinho de maquiagem desses que você pensa: “que frescura!”, mas que no resultado final, faz uma diferença incrível. Pode ser líquido, cremoso ou em bastão. Ele reflete a luz de alguma maneira: ou através de partículas luminosas (bem pequenas ou maiores como o glitter), ou por ter uma cor clarinha (parece um corretivo rosinha ou amarelinho ou mesmo, bege).

Iluminadores com brilho e sem brilho!

Iluminador sem brilho? – Isso! O iluminador não joga, magicamente, uma luz no rosto. Ele reflete a luz que chega, fazendo parecer que existe luz ali. Claro que o brilho é mais efetivo nesse sentido, mas um produto claro também irá refletir a luz (lembram das aulas quando a gente aprende que o preto absorve a luz e não reflete nenhuma das cores que a formam?).
Os iluminadores sem brilho são bons aliados da maquiagem mais discreta, diurna, da pele bonita e iluminada. Você pode usar brilho também de dia, mas como a luz é mais forte, é preciso tomar cuidado pra não ficar palhacita!

E onde usar o tal iluminador? – Rá! Quer que eu desenhe? 😉 Bora lá… Fiz um esqueminha desses que a gente acha fácil na internet, mas eu juro que vou explicar bem direitinho! Para não decorar e entender: A gente quer ressaltar tudo que for mais “alto” no rosto, tudo que a gente quer puxar para frente e consequentemente, afinar no rosto. Uma amiga ouviu de uma atriz famosa uma vez que imagem é luz e caveira. Ela quis dizer que o que vai fazer você bonita são as luzes e sombras que mostram as saliências e ‘cavas’ do rosto.

Vamos pro esquema:

O mapa do iluminador!

1-      É o lugar clássico do iluminador! Vai levantar o ossinho da bochecha, logo abaixo do canto externo do olho. Forma o clássico “C” e você pode levar o iluminador pelas têmporas até a lateral da testa. Dá aquela cara de rica que todo mundo quer! 😉
PERIGO! – Se você aplicar brilho nas maçãs do rosto, corre o risco de parecer “oleosa” e se você tiver poros muito abertos, evite o brilho nesses locais. O brilho chama atenção para a área e seus poros vão ficar muito evidentes.

2-      Amo! No cantinho interno do olho! Dá um frescor e abre o olhar. Às vezes, basta o conjunto: ‘corretivo + blush + cantinho interno do olho iluminado e rímel’, para sair linda. Você pode subir pela pálpebra superior esfumando e na raiz dos cílios inferiores até mais ou menos 1/3 da pálpebra inferior.
PERIGO! – Cuidado com excessos! É melhor passar pouquinho pra ficar aquele brilho, aquela luz que os outros vão perceber, mas não vão notar a presença marcante do produto.

3-      Embaixo da sobrancelha no canto externo do olho. Vai levantar a sobrancelha, muito bom pra quem tem pouco espaço na pálpebra ou a sobrancelha mais baixa (meu caso).
PERIGO! – Uma sombra muito branca ou pouco esfumada vai deixar a maquiagem marcada e cafona! É o mesmo caso do canto interno do olho: não pode ter aquela cara de muito produto, é o brilho mais discreto, que elimina a sombra!

4-      O ossinho do nariz! Iluminando essa parte você deixa ele mais fino e traz o brilho pro centro do rosto, o que deixa a maquiagem mais delicada e bonita. Na pontinha do nariz, dá uma arrebitada!
PERIGO! – Quem tem narigão precisa estar ciente que isso vai chamar ainda mais atenção para o local (eu tenho, mas eu gosto de ter narigão, faz parte da minha personalidade, portanto, eu não me incomodo e uso mesmo!). E cuidado redobrado ao passar na ponta do nariz, principalmente quem tem o nariz mais bolinha. É só uma pontinha de nada. Se passar muito, o efeito é o contrário, vai deixar maior, chamar mais atenção.

5-      É mágica!!! Essa curvinha do biquinho do lábio chama-se “ARCO DO CUPIDO”. Pode ser mais sexy? Chama a atenção pra boca. Olha a dica pro make de paquera! Só um toque de iluminador bem na linha do arco e tá linda!
PERIGO! – Cuidado com exageros! Em vez de atrair, vai afastar! E, em minha opinião, não é necessário usar quando usamos batom escuro. O batom já faz o papel!

6-      Essa é só pra quem tem queixinho pequenininho! Usar só na pontinha pra dar uma força.
PERIGO! – Cuidado com os poros!

Ô Mel, e a testa?  – Menina… Eu não uso e não recomendo! Como na bochecha, você vai destacar os poros e muito brilho nesses lugares vai fazer você parecer oleosa…

Mas e as cores? – Galera, tem de sobra! E é o gosto de quem vai usar… Posso até orientar com algumas observações:

– Morenas tem de ter cuidado com os tons mais frios e os fundos brancos! Os dourados ficam lindos sempre! Desde os tons de champanhe até os bem dourados.

– As branquelas tem sorte pelo menos dessa vez, porque a pele clara ‘se dá bem’ tanto com os frios (prata, branco, rosado) como os quentes (dourados). Só precisam tomar cuidado com a cor de fundo! Se for muito escura, pode manchar ou fazer a aparência ‘afundar’ em vez de ‘saltar’.

– Prestem atenção na cor da maquiagem: sombra, blush para a diferença não gritar. Se o blush for mais quente, um iluminador dourado vai muito bem!

Vem cá… Como faz pra escolher se é pó, líquido, bastão? – Essa daí não tem uma resposta muito boa… Tem de testar! Os líquidos podem ser oleosos ou com base de água. Os de água secam e ficam lá, fixam bem. Os oleosos brilham mais. Os em pó tem a leveza do pó e tem muitas opções de cor e brilho. Já os em bastão tem aquela textura cremosa que depois de aplicados parecem pó, ficam acetinados.
Os meus preferidos são:

Em bastão: What´s up da Benefit (meu preferido)
Líquido (base água): High beam da Benefit /(oleoso): Sun rush (M.A.C)
Pó: Soft and gentle da M.A.C e Luminous Gold da Contém 1g

Os meus preferidos! Foram eleitos na base do ‘brainstorm’ porque eu adoro e tenho um monte! Não importa muito a marca (se esta for bacana, claro! Não só as importadas!), você precisa sair provando e achar o seu queridinho!

A quantidade de iluminador no mercado é imensa! As marcas nacionais tem investido maais no produto, o que ajuda bastante. E as gringas tem milhares de opções. Se alguém quiser uma indicação mais direcionada, é só comentar que eu posso tentar ajudar!

Por que se fala tanto em iluminador agora?  – As últimas semanas de moda têm mostrado muita pele iluminada! Muita cara de bonita e rica. Mesmo quando o make é ‘nada’, a pele tá lá, com um brilho lindo, com cara de saúde. Lembro sempre da primeira imagem com make BEM iluminado que me chamou atenção de verdade, foi a publicidade do outono de 2010 da Louis Vuitton:

Faz tempo que a pele iluminada tá na moda!

Esse post tava pronto há uns dias, com umas imagens de inspiração que eu tinha no meu arquivo ‘do desejo’, mas confesso que ontem, lendo o Petiscos (www.juliapetit.com.br), dei de cara com as páginas da Baazar Beauty que elas postaram por lá e caí de cara! Iluminador arrasando! Vejas as imagens da linda Barbara Palvin:

Nariz, arco do cupido e canto interno do olho iluminados! O olho com um tom douradinho lindo!

Canto interno do olho iluminado e batom vermelho = clássico! E o centro do rosto ‘iluminado’ sem brilho, bem clarinho!

O “C” beeeeemmmm iluminado! Linda! Observem que o iluminador sobe as têmporas e chega até a testa, mas evita o meio. Assim, o aspecto não vai ser de oleosidade!

De novo, centro do rosto iluminado e claro. No nariz, canto interno do olho e arco do cupido, iluminador com brilho. O blush marca a lateral da bochecha e evidencia ainda mais o centro do rosto porque ‘afunda’ a lateral (blush pra emagrecer o rosto)!

Ufa… É isso! Espero que seja útil. E qualquer dúvida, estou aqui, ao alcance de um clique! 😉

Beijos iluminados (Deixa de ser cafona, Mel!)! :*